FANDOM

Loyolab

Ignácio de Loyola Brandão

Escritor
é a pessoa que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, da Literatura. É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados (chamados, por alguns, de amadores).

No Brasil, podem-se citar muitos exemplos de escritores considerados célebres, como Machado de Assis, Ignácio de Loyola Brandão e Monteiro Lobato, além de poetas como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes e ainda críticos como Antônio Cândido de Mello e Souza. Do mesmo modo, em Portugal surgiram nomes como José Saramago, Lídia Jorge, Eça de Queiroz e Miguel Torga, além de poetas como Fernando Pessoa e Cesário Verde. Só para citar alguns poucos entre muitos outros que, mesmo não sendo tão reconhecidos mundialmente, deixaram um importante legado no panorama da Literatura lusófona. Literatura que não se restringe apenas à Brasil e Portugal, mas engloba os demais países de língua portuguesa, que também renderam e rendem escritores famosos como Mia Couto, de Moçambique, por exemplo.

Escritor não é necessariamente o profissional que escreve ficção (contos, romances), pois o autor de livros de outros tipos, como auto-ajuda, e de textos jornalísticos pode também ser considerado um escritor.

Também no FANDOM

Wiki aleatória