FANDOM

Xinaián (ou K'N-yan) é uma terra subterrânea fictício do Cthulhu Mythos. O reino subterrâneo foi primeiramente descrita em detalhes na revisão de HP Lovecraft de Zealia Bishop "The Mound" [O Monte] (1940), em que ela é descoberto por volta do século 16 pelo conquistador espanhol Zamacona. Lovecraft também menciona K'N-yan em "The Whisperer in Darkness" (1930) e em sua revisão de Hazel Heald de "Out of the Aeons" (1935). O povo de K'N-yan são muitas vezes referidos como os "Antigos", um termo de significado variável na ficção de Lovecraft.

SumárioEditar

Hastur

Hastur

K'N-yan é uma caverna azul iluminada no subsolo de Oklahoma. É habitada por uma raça humana, que se assemelham os nativos americanos da região, embora sejam, na verdade, extraterrestres que chegaram em tempos pré-históricos. Eles são imortais e tem habilidades psíquicas poderosas, incluindo a telepatia ea capacidade de desmaterializar à vontade. Eles também são tecnologicamente avançados, utilização de máquinas que utilizam princípios da energia atômica, apesar de terem em grande parte abandonado sua cultura mecanizada, a qual considram insatisfatórias.

A cidade mais populosa é Tsath, capital da K'N-yan. É nomeado para Tsathoggua, uma divindade, uma vez adorado lá, mas mais tarde obsoleta depois de os habitantes descobriram a verdadeira natureza do deus. Outras divindades incluem Shub-Niggurath, Nug e Yeb, Ghatanothoa, e do não-mencionável (um título por vezes usado para identificar Hastur). Os dois mais importantes, no entanto, são Tulu (Cthulhu) e Yig. Os habitantes do K'N-yan muitas vezes colocam ídolos dessas divindades em proximidade, como na seguinte passagem de "O monte": "[In] a pair of vast niches, one on each side, [the] monstrous, nitre-encrusted images of Yig and Tulu squatted, glaring at each other across the passage as they had glared since the earliest youth of the human world."

Nos tempos antigos, o povo de K'N-yan negociavam com os humanos do mundo da superfície. Mas quando calamidades geológicas fizeram com que os continentes da Atlântida e Lemúria a afundassem no oceano, o povo de K'N-yan ficou preso abaixo do solo, não mantendo mais relações com o mundo exterior.

Também no FANDOM

Wiki aleatória